Como Adquirir Músculos Sem Engordar

Um corpo musculoso é, cada vez mais, um padrão de beleza muito admirado e um sonho para muitas pessoas. Mas para ter um corpo nesse estilo, é preciso ganhar massa muscular, o que pode causar também um aumento de gordura no corpo – e isso, com certeza, é algo que quem busca um corpo forte e bem definido gostaria de evitar ao máximo.

Músculos_Sem_EngordarEsse dilema é motivo de muito desespero para quem está começando o processo de obtenção de músculo agora, porque aumentar a massa muscular e aumentar a gordura parecem ser processos indissociáveis.

De fato, uma coisa está ligada à outra, mas isso acontece porque, para aumentar a massa muscular, é preciso consumir mais calorias, e é normal que uma parte dessas calorias ingeridas seja transformada em gordura.

Porém, seguindo algumas dicas, é possível evitar algum ganho de gordura durante o processo de aumento da massa muscular.

Isso porque o objetivo, nesse caso, é queimar a gordura que for acumulada, o que será feito principalmente pelos processos metabólicos. Aumentar a taxa metabólica, portanto, ajudará a ganhar massa muscular sem engordar. Vamos a algumas dicas para que isso seja feito.

Foque nos alimentos certos

O primeiro grande passo para construir músculos ao mesmo tempo em que queima gordura é escolher os alimentos corretos. Compor as refeições sem um critério na escolha dos alimentos pode ter um efeito desastroso. A dieta deve contar com muitos carboidratos complexos e proteínas.

Os carboidratos complexos podem ser encontrados em cereais, grãos integrais, frutas e vegetais e, por serem ricos em fibras, ajudam a queimar a gordura extra que for adquirida eventualmente. As proteínas, por sua vez, devem vir das fontes corretas – que são os legumes, couves, ovos, peixes e carnes brancas e magras.

Além disso, é importante não cortar completamente a gordura de sua alimentação, porque o corpo precisa das gorduras insaturadas para processar os alimentos. Quantidades não exageradas de óleos ricos em ácidos graxos e ômega 3 na dieta são bastante recomendáveis.

Essas são dicas de alimentação relacionadas ao ganho de massa muscular evitando gordura. Porém, mais do que estar atento aos carboidratos complexos, proteínas e gorduras insaturadas, é importante cuidar para ter uma dieta balanceada em todos os nutrientes fundamentais para o corpo.

Planeje melhor suas refeições e seus horários

Planeje_melhor_suas_refeiçõesSe você quer obter massa muscular sem ganhar gordura no corpo, é muito importante se alimentar de cinco a seis vezes durante o dia, ou seja, realizar várias pequenas refeições.

É interessante que os carboidratos complexos, as proteínas e as gorduras saudáveis estejam equilibrados em todas essas refeições, o que pode exigir um pouco de planejamento prévio.

No entanto, o resultado desse planejamento pode ser muito positivo, pois consumir pequenas refeições em intervalos regulares fará com que o metabolismo fique mais acelerado, o que combate a gordura.

Além disso, a proteína presente nas diferentes refeições vai garantir que os músculos recebam os nutrientes que precisam em espaços de tempo adequados.

Preste atenção à quantidade de alimentos

É claro que o consumo de calorias em excesso é totalmente necessário para a construção dos músculos, mas isso não significa que você deve comer exageradamente.

Ainda que esteja ingerindo os alimentos certos em intervalos adequados, e que se busque um excesso de calorias que é fundamental para seu objetivo, o consumo calórico não deve aumentar mais que 20%.

Mais do que aumentar o consumo calórico na medida certa, é preciso fazer com que esse excesso seja feito uniformemente durante das refeições. Deixar todo o excesso para uma ou duas refeições pode anular o efeito de todo aquele planejamento bem feito da dieta.

Consuma mais água

A água ajuda na melhor digestão dos alimentos, assimilação dos nutrientes, além de manter todo o corpo hidratado (o que inclui os músculos).

Com tudo isso, é claro que prestar atenção à quantidade de água ingerida é tão fundamental quanto planejar e pôr em prática uma dieta balanceada e regular.

Mas fique atento: água não é apenas quantidade. Ingerir toda a água em um curto intervalo de tempo e não beber mais durante o resto do dia não traz o efeito desejado. Distribua o consumo da bebida em intervalos mais regulares durante o dia.

Faça o treino de força

Faça_o_treino_de_forçaTreino de força é o nome do treinamento realizado quando se quer ganhar massa muscular e definir o corpo. Com certeza, ele é fundamental e indispensável para a construção muscular.

A individualidade biológica pode influenciar no tipo do treino, pois existem pessoas que têm mais resultados com pesos maiores e menor número de repetições, http://esforcomaximo.com enquanto outras necessitam do oposto: pesos mais leves e mais repetições.

Um profissional pode ajudar na escolha do seu treino, mas é importante que não deixe de praticá-lo, pois não só ele é fundamental para adquirir músculos, como também é a principal dica para ganhar massa muscular e, ao mesmo tempo, evitar gordura (ainda que não seja o treino mais específico para queimar gordura).

Lembre-se de, após o treino, consumir muita proteína e descansar bastante. Isso dará o combustível necessário aos músculos e ajudará em sua recuperação.

Durma bem

Dormir bem é indispensável para quase todos os objetivos que uma pessoa tenha em relação à sua saúde. Modificar a aparência do corpo é também, e principalmente, uma questão de saúde. Seguir todos os passos para a construção de músculos e não dormir adequadamente pode pôr tudo a perder.

Isso porque é durante o sono que os músculos se recuperam dos treinos e crescem mais rápido. Além disso, uma boa noite de sono melhora também o metabolismo, que, como dito anteriormente, é o principal responsável pela eliminação da gordura.

Combinando todas essas dicas e seguindo-as adequadamente, você poderá aumentar sua massa muscular e evitar o acúmulo de gordura.

Tente sempre acompanhar o percentual de gordura de seu corpo e, caso verifique um aumento, preste atenção em qual dos itens não está sendo satisfatoriamente seguido e trabalhe na sua correção. Realizar atividades como caminhadas pode ajudar a eliminar o eventual excesso de gorduras sem que atrapalhe o treino de força.